Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Descubra o que acontece quando o filtro de ar do motor está sujo

Descubra o que acontece quando o filtro de ar do motor está sujo

Filtro de ar do motor está sujo e você não sabe o que fazer? Chegou  hora de mudar esse cenário, tirar todas as suas dúvidas e obter ainda mais conhecimento sobre o assunto!

Motoristas devem estar sempre ligados em como estão funcionando os componentes do seu carro de forma geral, não somente combustível, água e óleo.

Isso porque esse tipo de descuido pode ocasionar grandes gastos desnecessários ou até mesmo acidentes!

Um dos componentes fundamentais para o bom funcionamento de um veículo, por exemplo, é o filtro de ar do motor, sabia?

Para esclarecer melhor esse assunto, montamos um conteúdo completo para você, assim poderá saber o que acontece quando um filtro de ar automotivo está sujo e o que fazer para resolver o problema. Confira!

  • O que é o filtro de ar do motor?
  • Qual a função do filtro de ar automotivo?
  • Quando realizar a manutenção do filtro de ar automotivo?
  • Como identificar os sinais de um filtro de ar automotivo com problemas?
  • Quais os danos que um filtro de ar do motor sujo poderão causar?
  • Como melhorar a potência do carro com um filtro de ar do motor?
  • Como trocar filtro de ar?
  • Agora você pode andar em segurança com seu veículo!

O que é o filtro de ar do motor?

O filtro de ar do motor é o componente responsável por fornecer oxigênio para que aconteça a combustão no momento que o ar entra pelas mangueiras do motor e chega ao combustível, fazendo com que o carro consiga se movimentar.

Por isso, o filtro de ar do motor está ligado ao rendimento do carro e diversos problemas podem ocorrer quando não é feita a manutenção ou a troca de filtro de ar automotivo da forma devida.

Um filtro de ar automotivo que não está em bom estado pode causar um gasto excessivo de gasolina e trazer problemas para o motor do veículo, por exemplo.

Qual a função do filtro de ar automotivo?

Não tem como negar a necessidade de ter um filtro de ar automotivo em bom estado, já que ele contribui para o bom funcionamento do motor, filtrando o ar para que não cheguem impurezas e circule apenas oxigênio no sistema do motor, fazendo com que ocorra a combustão de forma correta.

Ao deixar o carro rodando com o filtro de ar automotivo em mau estado, ocorrerá um prejuízo financeiro, pois o oxigênio vai encontrar mais dificuldade para chegar ao motor, fazendo com que o mesmo trabalhe com mais esforço, exigindo mais combustível, além de diminuir o rendimento do carro.

Por isso, é muito importante realizar a manutenção ou a troca de filtro de ar do motor. Afinal, realizando as trocas ou manutenções do filtro de ar automotivo de forma correta o motor trabalhará livre de impurezas, obtendo um maior rendimento.

O filtro de ar do motor em bom estado também funcionará contra a poluição. Por isso, não se pode deixar de cuidar do filtro de ar do motor.

Quando realizar a manutenção do filtro de ar automotivo?

A troca (se o modelo for descartável) ou manutenção do filtro de ar do motor variam de acordo com o modelo do carro. Por isso , geralmente essa informação se encontra no manual do veículo, informando o prazo ou a quilometragem recomendada para realizar a manutenção ou o momento ideal de trocar filtro de ar.

Mas outros fatores também podem influenciar nesse prazo ou quilometragem. Um deles é o terreno percorrido pelo carro, pois dependendo do terreno, acumulará mais poeira no filtro de ar do motor, exigindo que a troca de filtro de ar seja feita em um período de tempo menor do que o recomendado pelo manual.

Um método bastante utilizado é o de fazer uma revisão no filtro de ar do motor de tempos em tempos. E esse tempo é definido pelo proprietário e o mecânico do carro, mas geralmente é utilizado o período de 6 meses para se fazer essa revisão.

Como identificar os sinais de um filtro de ar automotivo com problemas?

Existem alguns pontos a se observar para ajudar na prevenção do filtro de ar do motor e é muito importante ficar atento para esses sinais que o carro pode apresentar.

Um ponto para ficar muito atento é quanto à fumaça que sai do carro, pois um veículo com o filtro de ar do motor poluído soltará uma fumaça escura por conta dessa poluição que entrará no motor pelo filtro de ar automotivo.

Também deve-se ter preocupação com a força do motor, afinal se o carro estiver com pouca potência, principalmente no que diz respeito ao desempenho da aceleração, é recomendável que se observe o filtro de ar do motor, pois essa perda de rendimento pode estar ocorrendo pelo fato de o filtro de ar automotivo estar com impurezas e o oxigênio não estar chegando ao motor.

Fora isso, sempre que julgar necessário cheque a qualidade e se é necessário trocar filtro de ar. Inclusive, isso te ajudará a evitar ter um filtro de ar com óleo.

Para isso, é recomendado consultar o manual do veículo para entender como retirar o filtro de ar do motor e realizar uma inspeção nele para ter certeza de que ele está em bom estado.

Se o filtro de ar automotivo não estiver com uma cor clara é sinal que ele está necessitando de uma limpeza ou de ser trocado (no caso de filtros descartáveis).

Um filtro de ar com óleo quer dizer que tem partículas geradas pelo desgaste natural das bronzinas, camisas, anéis e pistões do carro que podem causar danos ao conjunto.

Por isso, é fundamental que faça a troca do filtro de ar com óleo sempre que possível.

Quais os danos que um filtro de ar do motor sujo poderão causar?

Com todos esses conhecimentos sobre o filtro de ar automotivo, conclui-se que o filtro de ar do motor é uma peça essencial para o veículo e deve ser cuidada com muita atenção.

Sendo assim, esses são os diversos problemas que o filtro de ar do motor em mau estado, assim como um filtro de ar com óleo, pode causar:

  • Impedir que o oxigênio circule de forma correta, impedindo que ele chegue ao motor e criando a necessidade de um maior consumo de combustível;
  • Poluir ainda mais o meio ambiente e o interior do carro, pois com o filtro de ar do motor obstruído e o aumento de combustível utilizado, o combustível não queima de forma correta e libera gases ainda mais contaminantes;
  • Pistões e cilindros do motor defeituosos devido às partículas estranhas que entrarão em contato com o motor, tornando necessária a realização de manutenção no veículo, gerando gastos que poderiam ter sido evitados com revisões no filtro de ar do motor.

Como melhorar a potência do carro com um filtro de ar do motor?

Assim como você viu que um filtro de ar em mau estado, como no caso de um filtro de ar com óleo, pode trazer riscos e prejudicar a potência do veículo, sabia que é possível melhorar e muito a potência do carro com um filtro esportivo?

É isso mesmo, existe um filtro esportivo para motor, o qual tem como principal função o aumento de potência.

Isso porque ao diminuir a restrição para a entrada de ar, é aumentado o volume de ar admitido pelo motor, gerando mais potência.

Ou seja, apostar em um filtro esportivo para motor pode trazer diversos benefícios, tais como mais potência e economia.

Mas de que adianta saber que existe um filtro esportivo para motor, se você não sabe o que fazer para trocar esse filtro, não é?

Como trocar filtro de ar?

Para realizar a troca de filtro de ar do motor, seja o filtro esportivo para motor ou o filtro comum, o carro deve estar frio (ou seja, não pode ter sido utilizado à pouco tempo).

Não existem grandes segredos para realizar essa troca, o passo mais difícil pode ser o de encontrar o filtro de ar do motor.

Primeiramente deve-se abrir o capô e observar onde está o filtro (provavelmente estará em uma caixa preta próxima do vidro dianteiro do veículo).

Os parafusos da caixa provavelmente serão de fenda, então com a chave correta deve-se retirar os parafusos e retirar o filtro.

Com ele em mãos basta apenas trocar filtro de ar automotivo ou limpá-lo (dependendo se o filtro for descartável ou não).

Após todo o processo, basta apenas colocar o filtro novo (ou limpo) no seu devido lugar e apertar os parafusos corretamente, a fim de não gerar atrito no filtro com a movimentação do veículo.

Agora você pode andar em segurança com seu veículo!

Compreendida a grande importância do filtro de ar automotivo? 

Para algumas pessoas, realmente pode parecer algo óbvio. Mas acredite, a grande maioria dos motoristas não se preocupam com o filtro de ar do motor, negligenciam a sua manutenção e se esquecem o quanto um desgaste trará enormes danos ao veículo.

Muito, inclusive, não sabem que existe filtro esportivo para motor que seja capaz de melhorar a potência do veículo.

O  filtro de ar automotivo é crucial para que o motor do veículo funcione perfeitamente, oferecendo melhorias no desempenho do carro, economia no combustível e garantindo uma grande economia em uma possível retífica, por exemplo.

Bem, agora que você compreendeu toda a importância do filtro de ar automotivo, continue lendo mais artigos aqui no blog para obter mais conhecimento e venha conhecer o maior centro automotivo de Poá, onde o seu carro receberá os melhores cuidados com uma equipe de profissionais experiente e de extrema confiança.

O Auto Center Castello é o maior centro automotivo na região de Poá!

Com tecnologia de ponta para a manutenção de seu veículo, tradição e confiança desde 1975, o Auto Center Castello possui uma excelente infraestrutura para manutenção do seu veículo, contando com uma equipe de profissionais que são constantemente treinados para efetuar os melhores serviços.

São mais de 45 anos de experiência com um atendimento experiente e solícito, pronto para solucionar suas dúvidas e qualquer problema.

Todos os serviços possuem garantia, já que todos são realizados com os mais rigorosos padrões de qualidade, gerando confiança e comprovando toda a experiência somada ao longo dos anos!

Conheça o Auto Center Castello e deixe o seu automóvel em mãos experientes!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)